O primeiro-ministro e líder do PS, António Costa, diz que está tão confiante no sucesso do Orçamento do Estado como numa vitória nas eleições autárquicas de domingo.

Numa curta conversa com a Renascença, enquanto descia o Chiado, em Lisboa, o líder do PS começa por dizer que está confiante numa vitória na capital, onde concorre o seu antigo vice-presidente na câmara, Fernando Medina.

Mas acima disso, continua Costa, acredita numa vitória nacional e aproveita para fazer um apelo ao voto.

“Estou confiante numa vitória a nível nacional do PS e para isso é essencial que as pessoas, no domingo, votem e expressem aquilo que é o sentimento geral que temos sentido, uma grande vontade de dar força ao PS para prosseguirmos a mudança que iniciámos há dois anos e dar força a esta lufada de ar fresco que o país sente e tem vontade de continuar a sentir”, disse Costa.

O líder socialista garante que o seu partido se bate nas 308 câmaras a que concorre e em todas as freguesias pelo “melhor resultado possível”.

A batalha seguinte será o Orçamento do Estado que o primeiro-ministro garantiu que “dia 13 lá estará na Assembleia da República”.

Questionado sobre se tem a mesma confiança na aprovação do Orçamento do Estado que tem na vitória eleitoral, respondeu: “Acho que há uma grande vontade de as pessoas darem continuidade às boas políticas que têm permitido bons resultados e ainda hoje saíram novos dados do desemprego a confirmarem o acerto das políticas que temos seguido e que as pessoas desejam que sejam continuadas”.

O líder socialista encerra a campanha no Porto, um concelho em que a lista do PS é liderada por Manuel Pizarro, mas onde o PS chegou a apostar no apoio a Rui Moreira.