Querida amiga,


Quem é lutador sabe que se perdem sempre muitas batalhas. Assim, uma derrota não pode, nem deve, por si só – e por maior que seja – levar-nos a desistir. Pois quem se abandona, perde-se... e essa é a única derrota definitiva.


Saiba que, por vezes, fugir do inimigo é a decisão mais corajosa e sensata que deve tomar.
As batalhas num campo que o inimigo domina por completo são uma asneira. Assim, devemos esperar por um espaço e um tempo que sejam mais propícios. Quantos grandes males na nossa vida não teríamos evitado se não nos tivéssemos aproximado demasiado do inimigo?

É sábio evitar o mal, temendo-o... Esteja atenta! Mesmo quando tudo lhe parecer um paraíso... pense que as desgraças nunca se atrasam muito.

Aprenda. Com os sucessos e com os fracassos. Analise os detalhes possíveis, viva e revisite os momentos mais importantes. Não deixe que passe um único dia da sua vida sem dele retirar pelo menos uma lição. Um aperfeiçoamento. Quem quer saber o final de uma história deve tomar atenção ao seu começo... quase sempre ele está por lá escondido.

Lembre-se que deve lutar contra nada, mas sempre em favor de algum bem.

Confie na fé que lhe dá a mais humilde das confianças, a mesma que aquece e ilumina as profundidades do seu coração. Tendo sempre presente que essa sua luz não elimina os obstáculos, apenas lhe permite vê-los com mais detalhe e, assim, enfrentá-los melhor.

Das paixões, boas e más, aproveite apenas a força e siga na direção que a sabedoria lhe indicar, fazendo o que decidir, mas sempre de boa vontade... mesmo quando a vida lhe arrancar quase tudo... depois dessas noites frias e escuras, descanse o possível, erga-se, alimente-se e siga para onde houver amor. Lembre-se que esta vida é uma longa guerra onde se pode viver sem felicidade... mas nunca sem amor.
Confio em si.

Obrigado. Muito,




(Ilustração de Carlos Ribeiro)