Incêndios na Grécia

As imagens da catástrofe grega

Incêndios na Grécia

As imagens da catástrofe grega

Tempo
|

24 jul, 2018 - 08:08 • Fotografias: Reuters

Chamas destruíram 200 casas e dezenas de viaturas, na zona de Atenas. "É uma noite difícil para a Grécia", disse o primeiro-ministro grego, na primeira reação aos incêndios que, de acordo com a mais recente actualização, matou meia centena de pessoas.

A+ / A-

Os fogos que lavram na Grécia, alguns perto da capital, Atenas, provocaram, pelo menos, 50 pessoas e mais de 156 feridos, alguns em estado crítico, segundo o mais recente balanço das autoridades.

Dos 156 feridos até agora identificados, 11 estão em estado crítico. Teme-se que o número de mortes venha a aumentar, já que as autoridades continuam a receber chamadas a alertar para o desaparecimento de pessoas.

Uma das situações mais preocupantes é a da cidade de Mati, que simplesmente desapareceu do mapa com a fúria das chamas.

Na manhã desta terça-feira, algumas partes de Mati ainda ardiam.

O quadro trágico mostra casas engolidas pelo fogo.

Cercadas pelas chamas, foram centenas as pessoas que fugiram para a praia. No total, a guarda costeira e outras embarcações resgataram 696 presas na praia.

Autoridades resgataram ainda 19 pessoas que tentaram escapar de barco às chamas.

De acordo com a BBC, um grupo de dez turistas que fugiu das chamas de barco está desaparecido.

Neos Voutzas, a poucos quilómetros de Atenas, também foi devastada pelas chamas.

Apesar de ser um país onde habitualmente ocorrem fogos florestais, as autoridades estão a ter dificuldades a controlar as chamas.

Gregos questionam-se se a crise económica que afecta o país não está a influenciar a capacidade de as autoridades combaterem os focos de incêndio.

A Grécia é um destino popular de turismo nesta altura do ano. Na foto, dezenas de pessoas olham incrédulas para as chamas junto à cidade de Rafina.

Governo Grego já pediu ajuda europeia. "É uma noite difícil para a Grécia", disse Alexis Tsipras, primeiro-ministro grego, que está de visita oficial à Bósnia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fatima Pina Lages
    25 jul, 2018 22:20
    Uma grande tragédia ! A minha solidariedade e sentimentos de pêsar para todos que perderam a vida como para os que estão hospitalizados! Deus tenha compaixão e ajude os que ficaram familiares e amigos a ultrapassar a súa dor.Um inferno parecido ao que viveu Portugal em 2017.

Destaques V+