O tenista português João Sousa desceu ao 107.º lugar do "ranking" ATP, que continua a ser liderado pelo sérvio Novak Djokovic, logo seguido do espanhol Rafael Nadal.

O vimaranense, de 32 anos, foi eliminado na primeira ronda do Estoril Open, que terminou no domingo com a coroação de Albert Ramos-Vinolas, e caiu quatro posições na hierarquia mundial.

O tenista espanhol assina a maior subida no "top-50", esta semana. Albert Ramos ganhou nove lugares e está na posição 37. Cameron Norrie, birtânico derrotado na final do torneio português, subiu dois postos para o lugar 48.

Da mesma forma que o pódio da tabela permanece na posse de Djokovic, de 33 anos, do esquerdino espanhol e do russo Daniil Medvedev, respetivamente, o "top-10" também não sofreu qualquer alteração após a atualização do "ranking".

Entre os jogadores portugueses, Pedro Sousa mantém-se no 113.º posto, ao passo que Frederico Silva baixou uma posição, para figurar no 174.º lugar, e João Domingues sofreu a maior queda, 18 degraus, e surge no 214.º posto.
Na hierarquia WTA, a australiana Ashleigh Barty continua a comandar, logo seguida da japonesa Naomi Osaka e da romena Simona Halep, numa semana em que não há nenhuma modificação entre as 10 primeiras