Amaro Antunes é o novo camisola amarela da Volta a Portugal, após vencer a segunda etapa, na chegada ao alto da Senhora da Graça.

O ciclista da W52-FC Porto terminou isolado a tirada desta terça-feira, de 167 quilómetros, que ligou Paredes a Mondim de Basto. Antunes deixou Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 22 segundos e João Benta (Rádio Popular-Boavista) a 1m13s.

A etapa teve um início acidentado: logo nos quilómetros iniciais, ciclista canadiano Nigel Ellsay (Rally Cycling) embateu num bandeira que fazia sinalização apeado e ambos foram transportados de imediato para um hospital. O prognóstico é "grave".

A vitória permite a Amaro Antunes ganhar a camisola amarela ao companheiro de equipa Gustavo Veloso, que cruzou a meta a 1m45s. O espanhol, que à entrada para esta etapa era líder da classificação geral individual, caiu para o terceiro lugar, a 1m13s de Antunes. Já Frederico Figueiredo subiu à segunda posição, a 13 segundos.

João Benta, a 1m17s de Amaro Antunes, e Jóni Brandão (Efapel), a 1m20s, completam, por esta ordem, o "top-5" da geral individual.

Na quarta-feira, o pelotão da Volta a Portugal disputa a terceira etapa, que liga Felgueiras a Viseu, num percurso de 171,9 quilómetros. Há dois prémios de montanha, de segunda e de terceira categoria.