Pedro Proença avisa os clubes que a Liga Portugal vai ser exigente com as sociedades desportivas nas inscrições das equipas nas provas profissionais, alinhando pelas novas regras financeiras da UEFA.

No discurso de abertura das Jornadas Anuais da Liga Portugal, esta quarta-feira, o presidente do organismo revelou essas propostas, que se dividem "em dois grandes elementos".

"O novo manual de licenciamento, que vem seguindo as boas práticas internacionais, como seja o novo modelo de sustentabilidade da UEFA, e a contínua análise de novos modelos competitivos. Continuaremos a ser absolutamente implacáveis quanto ao licenciamento das competições profissionais e exigentes nas infraestruturas e nos modelos financeiros que ergem hoje as sociedades desportivas", sublinhou.

Novo projeto para dar resposta a crises


Pedro Proença revelou, ainda, que o organismo que lidera criou um novo projeto para as competições profissionais, o Barómetro e Observatório da Liga Portugal. Serve para dar respostas a situações como a pandemia da Covid-19, e consequentes problemas para o futebol, assim como o momento imprevisível que se vive devido à guerra na Ucrânia.

"Estamos presentemente a sair de um processo pandémico que nos obrigou a três anos em que tivemos de nos regenerar. Vivemos, hoje, um momento de grande turbulência e imprevisibilidade, provocado por uma guerra irracional que jugaríamos ser absolutamenet impensável em pleno século XXI", explicou.

Pedro Proença discursou na abertura das Jornadas Anuais da Liga Portugal, no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade. As 34 SADs que disputam as competições profissionais marcaram presença.