Rock in Rio - 3 Junho

3 de Junho: reportagens, concertos e uma festa de aniversário

03 jun, 2012

Recorde nesta página os melhores momentos do último dia na Cidade do Rock.

3 de Junho: reportagens, concertos e uma festa de aniversário

Ainda antes de começar, a quinta edição do Rock in Rio Lisboa já prometia ser uma das melhores de sempre. Nos primeiros quatro dias, foram 272 mil as pessoas que não quiseram faltar ao maior festival de música e entretenimento do mundo e, para o último dia, as expectativas eram muitas. A Renascença esteve em directo na Cidade do Rock e contou-lhe em pormenor o que estava a acontecer.

No último dia do Rock in Rio Lisboa, o Júlio Heitor e o Renato Duarte tomaram os comandos da emissão às três da tarde. A essa hora, eram já muitos os fãs que aguardavam ansiosos pela abertura de portas da Cidade do Rock. O Renato Duarte foi até à primeira fila e encontrou alguns membros do Clube de Fãs de Bruce Springsteen, mas também de Xutos & Pontapés, dois dos concertos mais aguardados da noite.

Da entrada do Parque da Bela Vista para os camarins do Palco Mundo, o Renato encontrou-se com Ingrid Berger, a responsável por satisfazer os pedidos das estrelas do Rock in Rio, desde os mais estranhos aos mais minuciosos. Descubra, aqui em cima, "os mais pedidos" desta edição do Rock in Rio.

Já no stand da Renascença, o Júlio Heitor recebeu Patrícia Vasconcelos, responsável pela Associação Dariacordar: dar novas soluções e acordar para uma nova cidadania. Saiba mais sobre esta associação que tem por objectivo atingir “zero” desperdício alimentar no Rock in Rio e todos os dias!

Também no stand da Renascença, esteve Miguel Ângelo. De passagem pela Cidade do Rock, o Miguel Ângelo contou ao Júlio Heitor o que tem feito nos últimos tempos!

Pouco depois, outro Miguel entrou no stand da Renascença trazendo consigo muito boa disposição. Miguel Gameiro é um fã de Bruce Springsteen e está à espera de um grande concerto! Oiça o som aqui em cima e saiba que músicas é que, na opinião de Miguel Gameiro, não podem faltar no último concerto da quinta edição do Rock in Rio Lisboa.

E porque este é um festival “por um mundo melhor”, Luís Veiga Martins, da Sociedade Ponto Verde, deixou um apelo para que, durante o Rock in Rio, ninguém se esqueça do ambiente. Oiça a conversa com o Óscar Daniel que, entratanto, chegou à Cidade do Rock para continuar a contar-lhe todas as novidades!

Já depois das seis da tarde, o Renato Duarte foi ver como é que o stand da Renascença se estava a preparar para o aniversário da Sónia Santos. A equipa da Renascença começou a afinar as vozes para cantar os parabéns à Sónia que estava quase a chegar à Cidade do Rock! Quem também não quis faltar à festa foi a Rita, uma ouvinte da Renascença que diz que é a Sónia que lhe faz companhia todos os dias de manhã! Claro que o bolo também não podia faltar. No dia do seu aniversário, a Sónia teve direito não a uma, mas a várias fatias do Melhor Bolo de Chocolate do Mundo – o bolo que a fez mudar de ideias sobre bolos de chocolate!

Os concertos do Palco Mundo começaram às sete com Kaiser Chiefs. A banda de Ricky Wilson teve a tarefa de abrir o último dia do Rock in Rio Lisboa e não podia ter sido mais original: de slide! Depois desta entrada digna de um "super-herói", os Kaiser Chief tocaram músicas como "Everyday I love you less and less", "Angry Mob" e "I predict a riot".

Por esta altura, já o António Jorge tinha ido espreitar os preparativos do concerto dos James. Saiba o que aconteceu no som aqui em cima! Foi às oito e meia que a banda de Tim Booth subiu ao Palco Mundo. Os James brindaram o público com “Sometimes” e “Sit Down”, entre outros êxitos que se ouviram em coro no Parque da Bela Vista.

"Contentores” foi a música que deu início a um dos concertos mais aguardados da noite: Xutos & Pontapés. Desde “À Minha Maneira” a “Homem do Leme”, passando por “Chuva Dissolvente”, quase nos arriscamos a dizer que não houve nenhuma música que não tenha sido cantada em coro por todos os fãs que marcaram presença em frente ao Palco Mundo a partir das dez da noite.

Por volta da meia-noite, Bruce Springsteen subiu ao palco com The E Street Band, quase vinte anos depois do último concerto em Portugal. A noite começou com “We Take Care of Our Own” e, durante mais de duas horas de concerto, não faltaram êxitos como “The River”, “Born in the USA”, “Glory Days” e "Dancing in the Dark". “Tenth Avenue Freeze-Out” foi a música com que The Boss se despediu de Lisboa. Pensávamos nós! Quando o fogo-de-artifício começou a iluminar o céu da Bela Vista, Bruce Springsteen regressou ao Palco Mundo e brindou os fãs com "Twist and Shout".

No último dia da quinta edição do Rock in Rio Lisboa, cerca de 81 mil pessoas assistiram aos concertos da Cidade do Rock. Nos cinco dias do festival, 353 mil pessoas estiveram no Parque da Bela Vista.

Cartaz do dia 3 de Junho

Palco Mundo: Bruce Springsteen & The E Street Band , Xutos & Pontapés, James e Kaiser Chiefs

Palco Sunset: Rui Veloso com Erasmo Carlos, David Fonseca com Mallu Magalhães,  Carminho com Pedro Luís (dos Monobloco), Tan Bionica.

Eletrónica Heineken: Dj Harvey, Dj Vibe, DOP Live, Dj Dixon, Stereo Addiction, MC Johnny Def

Rock Street: Onda Jazz Jam Session, Rat Swinger, Lillian Boutté

Site oficial do Rock in Rio-Lisboa 2012: http://rockinriolisboa.sapo.pt/