Emissão Renascença | Ouvir Online

Páscoa Programação 2014

Descubra a programação especial que preparámos para si

14 abr, 2014

Reflicta e viva a Páscoa com a Renascença

Descubra a programação especial que preparámos para si

Esta Páscoa convidamo-lo a ouvir a Renascença ainda com mais atenção. Neste tempo tão especial para os cristãos, a Renascença preparou uma programação diferente para si.
Deixe o rádio na Renascença e oiça as celebrações, as conversas, as reportagens e muitos outros conteúdos que preparámos para esta Páscoa. O objectivo é ajudá-lo a reflectir e a viver estes dias cheios de acontecimentos.

Aqui estão alguns destaques do que vai poder ouvir na Renascença esta Páscoa:
Quinta-feira:
15h – Na tarde de Quinta-feira Santa passe a sua tarde com o António Freire e descubra tradições de Páscoa de Norte a Sul do país. De Trás-os-Montes a São Brás de Alportel, há rituais que se perdem no tempo e que se mantêm graças aos párocos e aos habitantes de várias localidades.

21h - O Carlos Bastos e o Padre José Manuel Pereira de Almeida, Pároco de Santa Isabel, em Lisboa, convidam-no a reviver a Última Ceia. Regresse com a Renascença àquela noite em que Jesus instituiu a Eucaristia. Foi nessa noite que ofereceu pela primeira vez aos 12 apóstolos, em alimento, o seu Corpo e o seu Sangue, sob a aparência de pão e vinho. Naquela noite, naquela mesa, convidou-nos a repetir este momento de geração em geração. Descubra esta Quinta-feira Santa, na Renascença, o que é estar à mesa, hoje, com Jesus. 

23h – Dina Isabel apresenta-lhe duas entrevistas de Aura Miguel a Johnson Semedo e a Jorge Simão. Homens que caminharam nas trevas, mas que agora vivem na luz. Duas histórias de Pecado e Redenção que vai poder ouvir nesta Quinta-feira Santa.


Sexta-feira:
8h - Na manhã de Sexta-feira Santa, a Dina Isabel e o Óscar Daniel recebem o Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada para uma conversa sobre as Parábolas de Jesus.
O que é que as parábolas nos ensinam, de que forma nos desafiam na nossa vivência da fé e que actualidade há nestas palavras, cerca de dois mil anos depois… uma conversa que pode acompanhar esta sexta-feira, a partir das oito da manhã.

10h - O Paulino Coelho convida-o a  reviver  o ambiente tenso e agitado da manhã da Crucificação. A partir do Evangelho, “Aquela manhã” de Jesus será recordada de modo especial tentando imaginar o que as pessoas envolvidas sentiram: o arrependimento de Pedro, a incerteza de Pilatos, o remorso de Judas por ter entregue Jesus.
Todos eles foram interpelados no seu encontro com Cristo. E nós, como vivemos hoje o nosso encontro com Cristo? Uma reflexão para fazer esta Sexta-feira Santa.

13h – A Paixão de Cristo nas Artes é um programa que pode ouvir a partir da uma da tarde, com a Miriam Gonçalves.
A Paixão de Cristo, na pintura, na escultura, na música, no cinema, nas mais variadas épocas, foram muitos os que se dedicaram a retratá-la na sua arte. Bach, Da Vinci, Miguel Ângelo, Gaugin ou, mais recentemente, realizadores de renome como Franco Zeffirelli ou Mel Gibson.

19h - Todos os dias, no twitter, o Papa escreve-nos na esperança de ser lido por nós. Sendo, como é, um homem de esperança, acredita que é possível manter contacto com cada um de nós pelo menos desta forma.
Sexta-feira Santa, entre as 19h e as 20h, o Carlos Bastos propõe-lhe que recorde algumas das palavras deixadas ao longo dos últimos meses no twitter pelo Papa Francisco, porque o Papa falou e fala também para si.

23h – Dina Isabel apresenta-lhe duas entrevistas de Aura Miguel a duas mulheres –Leonor Ribeiro e Castro e Isabel Jonet - que se confrontam de modos diferentes com a Morte. Dois testemunhos comoventes para ouvir na Renascença e perceber que a Ressurreição se vive na dor e no luto de uma morte real, mas também na alegria do reencontro com Deus.


Sábado:
8h - Na manhã de Sábado Santo vai descobrir um projecto que já tem 4 anos e milhares de seguidores no nosso país: o Passo-a-Rezar.
O Passo-a-rezar permite-lhe levar uma oração consigo onde quer que vá, para ouvir no carro, no telefone ou num leitor mp3. Mas este ano ainda há mais novidades.
Sábado de manhã a Isabel Pereira vai conversar com o Pe. António Valério, sj, sobre esta iniciativa do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração e da Companhia de Jesus que já pôs milhares de portugueses a rezar.

13h - Neste ano em que se assinalam 50 anos da proclamação de São Bento como Padroeiro da Europa, vale a pena redescobrir este santo e 
obra que deixou: também aqui, em Portugal! 
Sábado Santo, o Pe. Luis Aranha, Prior do Mosteiro beneditino de Singeverga, é o convidado de Óscar Daniel, entre as 13h e as 14h. É uma oportunidade para redescobrir o valor do silêncio… e o canto gregoriano que devemos ao Papa São Gregório Magno: também ele era beneditino.

15h - O Filho de Deus feito homem nasceu pobre, num estábulo em Belém. Mas, a sua opção pela pobreza tornou-nos ricos. Conquistou para nós o maior de todos os tesouros: a salvação.
Este ano o Papa Francisco, quis recordar-nos isso mesmo. O título da sua mensagem para a Quaresma foi “Fez-se Pobre para nos enriquecer com a sua pobreza”. A frase é de São Paulo para o seu tempo, para todos os tempos.
Depois das 15h, o Carlos Bastos olha para o Evangelho e recorda a relação de Jesus com a pobreza, o despojamento de quem nos quer ensinar, que os bens deste mundo, servem para muito pouco e que a riqueza reside no coração de quem ama!

19h - As monjas da Família Monástica de Belém, da Assunção da Virgem Maria e de São Bruno escolheram perder tudo para ganhar Cristo. A sua vida testemunha que “Deus só basta”  e que é impossível Deus esquecer-Se dos homens e do mundo porque há quem, como elas, reze  continuamente a Deus,  intercedendo por todos  e pedindo a Deus misericórdia para o mundo.
Este Sábado, depois das 19h, o António Freire convida Aura Miguel para que possa saber mais sobre as Monjas de Belém, mulheres que se revestiram de silêncio, por exigência da sua vocação.


Domingo:
8h - Este Domingo de Páscoa, a Renascença convida-o a descobrir não só o trabalho, mas também a generosidade de algumas pessoas que quebraram as barreiras do comodismo e escolheram “dar-se” aos outros, ir mais além, para pintar o mundo com as cores do arco-íris.
A partir das oito da manhã, o António Freire a Miriam Gonçalves convidam-no a conhecer quatro testemunhos de congregações religiosas e instituições que estão em Cabo Verde, na Índia, na Costa do Marfim, em Moçambique, em Timor, mas também aqui, em Portugal.

13h- João Paulo II e João XXIII merecem bem ser lembrados em tempo de Páscoa porque cada um, a seu modo, provou que é possível hoje assumir o desafio da santidade, mesmo estando num lugar importante, de grande responsabilidade.
A uma semana da canonização de João XXIII e de João Paulo II, o Carlos Bastos dá-lhe a conhecer a vida e a obra que ambos deixaram e que tanto marcou a Igreja e os cristãos.


Como já é costume, a Renascença transmite também as principais celebrações deste tempo pascal. Veja AQUI quais as celebrações que vai poder ouvir na sua rádio.
Tenha uma Santa Páscoa com a Renascença!