Emissão Renascença | Ouvir Online

TR – Portugal no seu melhor

Estas férias vale a pena conhecer… Portugal

19 ago, 2014

Aproveite o Verão para descobrir as surpresas que Portugal ainda lhe reserva

Estas férias vale a pena conhecer… Portugal

Portugal tem coisas únicas que lhe queremos dar a conhecer. Com a Renascença pode descobrir um pouco mais sobre o nosso país.

Sabia que Portugal tem um dos únicos 4 museus de sabão do mundo?  Fica em Gavião, Portalegre. Se viajar pelo Alto Alentejo vale a pena parar e conhecer. O Museu foi construído na antiga escola primária de Belver. Tem um sistema tecnológico, interactivo, que mostra a história e a arte dos saboeiros.
Aproveite os dias de férias para conhecer este museu e também conhecer um pouco melhor as tradições do nosso país.

Se estas férias andar junto à nossa costa não deixe de experimentar um dos peixes mais ricos em proteínas e ácidos gordos ómega 3: a cavala!
Tão comum nas nossas águas e de enorme valor nutritivo, a cavala está no centro do projecto “Cavala Algarvia” do Centro de Ciências do Mar, no Algarve. É a sul que acontece um terço da captura deste peixe, mas cerca de metade acaba por ser rejeitada por não ser muito usual na nossa gastronomia.
Com o projecto “Cavala Algarvia” o Centro de Ciências do Mar pretende valorizar esta espécie de duas maneiras: através do estudo da biologia da espécie, essencial para a exploração sustentável da espécie como recurso pesqueiro, e com a sensibilização da população portuguesa para que passe a encarar a cavala como mais um ingrediente da gastronomia nacional.
Se quiser degustar e aprender algumas receitas com cavala passe pelo Festival do Percebe de Vila do Bispo a 14 de Setembro e pela Marina de Lagos a 27 de Setembro, ambos no Algarve.
Saiba mais sobre este projecto em http://www.cavala.pt/

Do paladar passamos para outro dos 5 sentidos: a audição. Este Verão recupere as sonoridades esquecidas dos sinos!
Sagrados e verdadeiras peças de arte, os sinos e a sua sonoridade são património a conservar. Há um grupo de investigadores que está a promover a inscrição da “linguagem dos sinos” portugueses na Matriz Nacional do Património Cultural Imaterial.
 Afinal, os sinos fazem parte da nossa “paisagem sonora” e têm diversas funções junto das comunidades.
Sabia que qualquer pessoa pode apresentar uma proposta de uma manifestação imaterial para que seja adicionada ao nosso “Inventário nacional” de Património Cultural Imaterial? São várias as categorias que existem: Expressões Orais, Artes e Performances, Rituais e Festas, Saberes Naturalistas ou Técnicas Tradicionais.
Se tiver uma proposta, aproveite para deixar a sua sugestão AQUI.

E porque não aproveitar o tempo de calor para visitar as nossas grutas? Este ano há uma nova gruta que pode visitar. A gruta do Soprador do Carvalho foi descoberta há mais de 20 anos mas só agora foi aberta ao público.
Tem um dos maiores rios subterrâneos do país que pode ser percorrido sem equipamento de mergulho. O Verão é uma óptima altura para molhar os pés enquanto explora esta magnífica gruta no concelho de Penela, em Coimbra.
A gruta tem mais de 3000 metros, mas apenas 800 metros podem ser visitados pelo público. Para saber mais e marcar a sua visita é só clicar AQUI.

De uma visita às grutas passamos para outra sugestão original: uma vinha em Lisboa.
Depois do sucesso do ano passado, o Instituto Superior de Agronomia volta a abrir ao público a única vinha de Lisboa. De 18 de Agosto a 20 de Setembro pode ajudar na vindima, aprender os procedimentos que se fazem na adega e provar o vinho ali produzido em anos anteriores.
Se se quiser voluntariar envie um email para vindimas@isa.ulisboa.pt com os seus dados pessoais. Encontra toda a informação no site do Instituto Superior de Agronomia.