Tempo
|

20 dezembro

Como preparar o peru para o Natal?

20 dez, 2014

O peru assado, com ou sem recheio, é um dos pratos tradicionais do Natal.
Existem muitas receitas deliciosas mas, se não forem tidos alguns cuidados, o belo manjar pode causar intoxicações que ninguém quer, muito menos no Natal.
Tenha então atenção ao seguinte:
Descongele completamente o peru a baixas temperaturas para que as bactérias que possam estar presentes não tenham condições para crescer. Pode fazê-lo no frigorífico, em água fria ou no microondas.
Enquanto prepara o peru, as bactérias presentes na ave crua podem contaminar as suas mãos, os utensílios e as superfícies de trabalho. Por isso, depois de arranjar o peru, lave muito bem as mãos e todos os utensílios antes de preparar outros alimentos. 
Cozinhe o recheio fora do peru e coloque-o no interior da ave, imediatamente antes, de a levar ao forno, que deve estar a 160 ºC.
O tempo de assadura é variável mas, para ter uma ideia, um peru de 5 quilos deverá assar durante pelo menos 5 horas. Se o peru não for bem assado e se o recheio não atingir temperaturas altas, superiores a 70 graus Celsius, algumas bactérias patogénicas presentes, poderão sobreviver.
E no final, deixe o peru repousar 20 minutos antes de servir.
Boas Festas!

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt