Tempo
|

31 maio

Nós e os biliões de bactérias do nosso intestino.

31 mai, 2014

O nosso trato gastrintestinal é um ecossistema complexo e harmonioso composto por 10 a 100 biliões de micróbios. Este vasto conjunto de micróbios, também conhecido como microbioma, contém 100 vezes mais genes do que os existentes no genoma humano!
O microbioma intestinal inclui bactérias benéficas, que contribuem para o nosso equilíbrio fornecendo nutrientes essenciais, metabolizando alguns compostos e defendendo o hospedeiro contra a colonização por bactérias causadoras de doença. Além disso, estes pequenos seres ajudam a manter a integridade da barreira intestinal e ainda contribuem para afinar a resposta imunitária.
Ou seja, são uma espécie de exército protector contra infeções e outras doenças que está permanentemente ao nosso serviço. Mas claro, as bactérias também têm vantagens neste relacionamento vital: o anfitrião providencia os nutrientes e as condições ambientais necessárias para que possam continuar a crescer e dividir-se.
Dada a sua importância, é crucial preservar a estabilidade do microbioma intestinal.
Uma alimentação equilibrada, rica em hortaliças e frutas mas pobre em gorduras e proteína de origem animal, será uma das ajudas que cada um de nós pode dar.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt