Emissão Renascença | Ouvir Online

27 maio

Bioinóculos – As bactérias também são ferramentas agrícolas

27 mai, 2014

A utilização de fertilizantes e pesticidas na agricultura tem permitido a produção intensiva de alimentos, tais como cereais e hortofrutícolas, mas esses químicos também contaminam os solos e as águas. A segurança alimentar pode estar ameaçada já que os diferentes alimentos acabam por absorver essas substâncias, que assim chegam até nós e prejudicam a nossa saúde.
A boa notícia é que a aplicação desses fertilizantes pode ser reduzida e os pesticidas sintéticos podem ser substituídos por bactérias. Algumas bactérias promovem o crescimento das plantas graças a uma vasta panóplia de substâncias que produzem! Outras ajudam a proteger a planta das pragas e doenças, além de vários outros efeitos benéficos. E graças à biotecnologia já é possível a aplicação direta destas bactérias às plantas agrícolas, sob a forma de bioinóculos.
Estes bioinóculos podem ser aplicados na altura das sementeiras facilitando, de modo natural, a nutrição e proteção da planta. Esta é uma recente aposta numa agricultura mais sustentável que permite melhorar a produtividade agrícola protegendo ao mesmo tempo o ambiente a saúde humana.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt