Tempo
|

29 abril

Leite para bebés… todos os cuidados são poucos!

29 abr, 2014

O leite materno é o alimento mais adequado para os bebés. São reconhecidas as vantagens do aleitamento materno, tanto a curto como a longo prazo, e não existem dúvidas de que é a melhor forma de alimentar as crianças, pelo menos, até aos seis meses de vida. Mas a amamentação pode não ser possível e nesse caso os bebés têm que ser alimentados com leite artificial. A preparação destes leites, normalmente disponíveis em pó, requer muitos cuidados.
As mãos têm de estar sempre lavadas, os biberões e tetinas esterilizados e a água deve ser previamente fervida – mesmo que seja utilizada água engarrafada. Além disso, como os leites em pó não são estéreis, a Organização Mundial de Saúde recomenda que sejam preparados com água a pelo menos 70ºC. Ou seja, quando ferver a água, não a deixe arrefecer demais porque depois ela já não elimina eventuais micróbios patogénicos que estejam no leite em pó. Só depois de juntar o leite é que então a temperatura tem de baixar – para não queimar o bebé.
O leite deve ser preparado imediatamente antes de ser dado ao bebé e, claro está, as sobras não devem ser aproveitadas. Vale a pena levar estes conselhos em consideração, porque a falta de cuidado na preparação dos leites infantis pode ter consequências muito graves para o bebé!...  

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt