Tempo
|

29 março

Alguma vez ouviu falar em ETAR?

29 mar, 2014

ETAR quer dizer estação de tratamento de águas residuais. As ETAR são obras de engenharia e destinam-se a tratar os esgotos que produzimos em nossas casas.
Embora já os romanos tivessem sistemas para tratar esgotos, esta é uma prática que só no século XX se generalizou no mundo ocidental.
Sem as ETAR poderíamos ter seriíssimos problemas de saúde pública, como aqueles que se relatam em alguns países em vias de desenvolvimento e que vimos nas noticiais quando há enormes catástrofes ambientais. 
Em muitas ETAR, grande parte da tarefa de limpeza fica a cargo dos micróbios que, com esmero, removem matéria orgânica, combatem organismos nocivos à saúde e tiram grande parte dos indesejáveis contaminantes que existem nos esgotos.
O problema é que hoje em dia são descarregados nos esgotos muitos compostos que os micróbios não conseguem degradar. Chamam-se poluentes emergentes e incluem produtos farmacêuticos, entre muitos outros.
E aí começam os problemas. O esgoto não fica tão limpo quanto devia e, ao ser libertado, leva consigo um lastro de poluição que se propaga no ambiente… A Biotecnologia anda a estudar soluções para este problema, mas entretanto a poluição vai alastrando!

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.
“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt