Emissão Renascença | Ouvir Online

30 janeiro

O ano em palavras

30 jan, 2014

A internet por vezes abre janelas fascinantes sobre a sociedade e o mundo.
Recentemente as empresas Porto Editora e Priberam revelaram quais as palavras que andam mais na cabeça dos portugueses. Na eleição da "Palavra do Ano 2013" o óscar foi para "Bombeiro", com a palavra "Irrevogável" em segundo lugar. Este resultado aponta para uma prioridade nacional para as florestas, os incêndios e a generosidade de tantos bombeiros que os combatem.
Por outro lado, para além dos palavrões, que são sempre das palavras mais procuradas nos dicionários online, o maior número de buscas em 2013 foi para as palavras "poder", "ser" e "resiliência". As duas primeiras, poder e ser, são simples e provavelmente indicam a busca de sinónimos. Ou seja, as pessoas têm o cuidado de evitar repetir palavras quando escrevem e por isso procuram outras palavras para dizer a mesma coisa.
Já a terceira do top, a "resiliência", é uma palavra invulgar e muito interessante. Ela representa a capacidade de ultrapassar contrariedades, ou seja, é a característica dos que conseguem sobreviver aos problemas. Estes infortúnios podem ser pessoais, sociais e, claro, ambientais também.
Agora, quando tantos portugueses procuram essa palavra no dicionário, uma explicação é que, enquanto nação, estamos a preparar-nos para sobreviver a todas as crises.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt