Emissão Renascença | Ouvir Online

13 janeiro

Vacina contra o cancro da mama

13 jan, 2014

A expressão "cancro da mama" refere-se a um tumor maligno que se desenvolve a partir de células da mama. É causado por um "erro" no material genético, mas apenas 5 a 10% dos casos são devidos a uma anomalia herdada do pai ou da mãe. Atualmente não existe uma vacina para o cancro da mama, mas este cenário pode mudar.
Uma empresa norte-americana está a testar uma vacina contra o cancro da mama em humanos, depois de esta demonstrar eficácia em ratinhos. A vacina foi desenvolvida contra a proteína humana alfa-lactalbumina, uma substância que existe em altos níveis na maioria dos cancros da mama humanos. A escolha desta proteína como alvo é uma boa ideia, porque em condições normais ela só é produzida pelo tecido mamário e apenas durante a lactação. Assim, o risco de a vacina conduzir à destruição das células erradas é muito baixo.
A nova vacina tem como objetivo colocar o sistema imunológico em alerta para que as células cancerosas sejam destruídas logo numa fase inicial, ou seja, antes de aparecer o cancro. Mas há que esperar alguns anos para se ver se realmente funciona.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt