Tempo
|

06 janeiro

Grão a grão...

06 jan, 2014

Sabia que a fome crónica ainda afeta 870 milhões de pessoas em todo o mundo? Este cenário é gravíssimo mas, talvez ainda mais trágico, é o facto de que essa fome podia ser totalmente evitada.
Cerca de um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo são atualmente desperdiçados. Segundo especialistas da FAO, a organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a quantidade de desperdício é tal que dava para alimentar todos os famintos do mundo e ainda sobrava para os dois mil milhões de pessoas que deverão acrescentar-se à população mundial durante este século.
Em Portugal, dados do Projeto de Estudo e Reflexão sobre Desperdício Alimentar revelam que anualmente vai para o lixo um milhão de toneladas de alimentos. Estas perdas acontecem ao longo de toda a cadeia de produção e distribuição, incluindo o muito que deitamos fora em nossas casas. Ainda estamos longe dos 50% de desperdício que se verificam nos Estados Unidos mas, num país como o nosso onde 360 mil pessoas passam fome, não é aceitável que 50 mil refeições acabem no lixo todos os dias.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt