02 janeiro

Um jardim à janela

02 jan, 2014

Quem vive numa casa sem quintal nem varanda também pode ter o seu jardim. O segredo é simples: basta colocar os vasos bem à janela. O ideal é uma janela virada a sul, para ter o máximo de luz direta, e optar por espécies adequadas.
Uma boa escolha é a hortelã. É muito resistente e pode ser usada para culinária e para um chá digestivo – sobretudo a hortelã-pimenta. Outra planta que se dá bem é o manjericão. Se semear na primavera vai poder cozinhar ao longo do verão com o sabor que tanto encanta na cozinha italiana.
A erva-príncipe também é ótima. O chá tem um sabor irresistível a limão e parece ser antidepressivo. Vale a pena experimentar! Com mais espaço também pode pôr salsa, orégãos, cebolinho ou uma das muitas variedades de tomilho.
Com as ervas aromáticas os seus cozinhados vão ter novos cambiantes! A sua casa, essa, vai ganhar um ar janota, como só as plantas podem dar. E, sempre que mexer na terra, vai usufruir desta terapia fantástica que é jardinagem: os benefícios vão desde o baixar da pressão arterial até à melhoria do sistema imunitário.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt