Tempo
|

29 novembro

Peras para que te quero!

29 nov, 2013

A pera 'Rocha' é a variedade de pera mais cultivada em Portugal e rende cerca de 140 milhões de euros anualmente. Pensa-se que apareceu espontaneamente em Sintra, há quase duzentos anos, na herdade do Senhor Pedro António Rocha – e é daí que lhe vem o nome.
As peras são colhidas e armazenadas no verão, sendo depois comercializadas ao longo de todo o ano. Mas às vezes, quando estamos a comer uma pera, descobrimos que ela ficou castanha por dentro e que o seu sabor e textura pioraram. Para evitar este fenómeno de acastanhamento é preciso que controlar cuidadosamente as condições de armazenamento a longo prazo. Descobriu-se que o estado de maturação dos frutos no momento da colheita, as concentrações dos gases utilizados no armazenamento e ainda a temperatura são fatores que influenciam o acastanhamento.
Os especialistas agora sabem que, combinando altas concentrações de dióxido de carbono com baixas temperaturas e quase nenhum oxigénio, se consegue reduzir a atividade metabólica do fruto. Ou seja, consegue-se diminuir a probabilidade de comer uma pera castanha em Março, embora ela já tenha sido colhida em Agosto!

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt