Emissão Renascença | Ouvir Online

17 abr

Há Tradições de Páscoa para descobrir esta Quinta-feira Santa

17 abr, 2014

Com o António Freire

Na tarde de 5ª feira Santa, na Renascença, olhamos para algumas das tradições que permanecem de norte a sul neste tempo de Páscoa.
Um desses exemplos está no concelho de Idanha-a-Nova, com várias iniciativas a decorrer para assinalar esta época tão importante para os cristãos. Recuperam-se tradições, revitalizam-se rituais e há uma preocupação específica em procurar o que é característico desta região.

Em Trás-os-Montes a Semana Santa é igualmente vivida com muitas tradições que marcam esta época. Os autos da paixão, as endoenças, a “Queima de Judas” e o compasso são algumas tradições que fazem parte deste património que tanto enriquece o nosso país.

São Brás de Alportel, no Algarve, vive particularmente no domingo uma das tradições de Páscoa mais floridas. A procissão pascal das Tochas Floridas enche a localidade de muitas flores e também de muitos visitantes. As tochas são feitas a partir de paus ou canas decoradas com flores do campo, no topo das quais se colocava um pedaço de vela – a origem, diz-se, está na falta de cera que em tempos ocorreu naquela região da Diocese do Algarve.
Já na Segunda-feira, na paróquia de Fiscal, em Amares, cumpre-se uma tradição com décadas de existência. O Rio Homem vai transformar-se no palco da travessia do compasso e do encontro das cruzes que são feitas usando embarcações que ficam submersas no rio de um ano para o outro.

Oiça tudo na Renascença, esta 5ª feira, depois das 15h, com o António Freire!