Emissão Renascença | Ouvir Online

Opinião

Corrupção já é uma doença crónica no nosso país

05 dez, 2011

Os valores do Índice de Percepção de Corrupção divulgados na última semana são devastadores. Para o mundo, em termos globais, mas também, e sobretudo, para Portugal.

Corrupção já é uma doença crónica no nosso país
Numa escala que vai de zero (os mais corruptos) a dez (os países mais “limpos”), aproximadamente dois terços dos países obtêm nota negativa.

No espaço europeu, as piores classificações verificam-se nos estados que estão mais endividados e dependentes de apoios externos, como Portugal, Itália ou Grécia. A corrupção surge assim como uma das principais causas das dívidas públicas que tanto atormenta os governos europeus.

A posição do nosso país no ranking é o 32º lugar. Em termos do espaço europeu ocidental, apenas à frente de Itália, Grécia e Malta. Esta é aliás uma posição que se vem consolidando ao longo dos últimos anos.

A corrupção já é uma doença crónica no nosso país. Só na última década, perdemos dez lugares no “ranking”. Os primeiros anos do século XXI surgem assim como os anos mais negros deste nossa jovem democracia. Democracia que, apesar de jovem, já está moribunda. Por causa da corrupção.