Emissão Renascença | Ouvir Online

Paulo Morais

Renegociação das PPP pouparia milhares de milhões de euros

24 out, 2011

As parcerias publico-privadas (PPP) representam o que há de mais vergonhoso na promiscuidade entre os grupos económicos e o poder político.

Renegociação das PPP pouparia milhares de milhões de euros

Neste estranho modelo de negócio, iniciado em Portugal ainda quando Cavaco Silva era primeiro-ministro, os riscos correm sempre por conta do Estado, mas os lucros são garantidos aos privados através de rendas pagas ao longo de décadas.

As consequência dos contratos já celebrados são um desastre. São muitos milhares de milhões de euros que se transferem anualmente para os concessionários das auto-estradas tipo SCUT, para as empresas de construção protegidas pela Parque Escolar, para os senhorios do Campus de Justiça em Lisboa ou para os grupos privados que têm contratos milionários com o Ministério da Saúde.

As rentabilidades são altas e garantidas e o despautério é de tal ordem que os senhores da "Troika" exigiram, no memorando de entendimento, uma renegociação global e imediata destas parcerias. Não se percebe por isso como é que um ministro das Finanças tão pressuroso a cumprir tudo o que a "Troika" manda não avance, desde já, com essa renegociação que pouparia a todos milhares de milhões de euros.

Paulo Morais