Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Bem basta o que basta

31 mar, 2014 • Francisco Sarsfield Cabral

A conversa do secretário de Estado da Administração Pública com meia dúzia de jornalistas convidados não foi em “off”. O país não precisa de problemas fabricados dentro do próprio Governo.

Nós temos tantos e tão difíceis problemas económicos e financeiros que não se percebe a falta de cuidado do Governo em evitar problemas que ele próprio fabrica. O caso do encontro do secretário de Estado da Administração Pública com meia dúzia de jornalistas convidados, para lhes passar informações sobre uma possível futura mudança do sistema de pensões, é o exemplo mais recente.

A conversa não foi em “off”. Contrariamente ao que alguns puristas do jornalismo argumentam, conversas em “off” podem ser muito úteis e não ofendem a ética da profissão. Mas, desta vez, apenas foi pedido aos jornalistas presentes – nenhum dos quais pertencia à Renascença – que só divulgassem o que ouviram depois de uma certa hora.

Claro que um encontro destes não deveria ter existido, como disse o vice-primeiro ministro Paulo Portas. E o coordenador político do executivo, o ministro Miguel Maduro, confessou só poder lamentar que o próprio Governo contribua, de forma involuntária, para aumentar o ruído no espaço público. Bem basta o que basta, acrescento eu.