Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

O problema da Catalunha

18 dez, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

Em Novembro de 2014 haverá um referendo, mas o Governo nacional não se mostra disponível para dar mais autonomia à Catalunha. Um conflito que pode ser preocupante para Portugal.

A economia espanhola parece em franca recuperação. Os investidores acreditam em Espanha e cobram-lhe juros baixos. Apesar da bolha imobiliária, a banca espanhola tem uma taxa de crédito malparado inferior à banca portuguesa. A assistência da União Europeia aos bancos espanhóis terminou.

Em contrapartida, um outro problema ensombra as perspectivas do país vizinho: a reivindicação de independência da Catalunha.

É certo que também na Escócia (que foi independente até 1707) há um movimento pró-independência. E sobre isso realiza-se um referendo em Setembro de 2014. Mas as sondagens mostram que a maioria dos escoceses não quer a independência, apenas mais autonomia.

O Governo autonómico da Catalunha marcou um referendo para Novembro do próximo ano. Referendo inconstitucional, diz Madrid. Rajoy não se tem mostrado disponível para dar mais autonomia à Catalunha, no domínio fiscal por exemplo. Ou para propor um pleno Estado federal em Espanha.

Está assim criado um conflito que põe em causa a unidade do Estado espanhol, o que para Portugal é preocupante.