Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Na crista da onda

05 mai, 2015 • Ribeiro Cristóvão

José Mourinho conseguiu sobrepor-se aos obstáculos que encontrou no regresso ao Chelsea e a verdade é que, mesmo discordando de algumas tomadas de posição do melhor treinador português, as suas vitórias falam por si.

José Mourinho é, por estes dias, o homem do momento. Regressado ao futebol inglês, reencontrou-se ali com as vitórias num dos mais competitivos campeonatos do mundo, um hábito que persiste e com o qual rompeu fronteiras e que o treinador português vai tentar prosseguir nos próximos anos.

No Chelsea, José Mourinho está em casa. Após ter trazido o clube londrino para a ribalta, este seu regresso não foi iniciado sob os melhores auspícios. Não apenas por se saber que a qualidade do Chelsea havia baixado em relação a anos anteriores mas, sobretudo, porque a concorrência mais directa tinha cuidado de se apetrechar por forma a poder discutir ombro a ombro a hegemonia do futebol inglês.

Mourinho conseguiu sobrepor-se a tudo isso, reunindo um lote de jogadores alguns dos quais de muito alta qualidade, e partir daí para a formação de uma equipa com um espírito de grupo notável que tem sido a grande base de sustentação dos triunfos alcançados até aqui.

Campeão de Inglaterra quando o campeonato inglês está ainda longe de atingir o seu termo, José Mourinho tem todas as razões para se sentir um treinador feliz. E com ele, todos os seus compatriotas que gostam de futebol e têm seguido muito atentamente todos os passos de uma carreira de sucesso.

Mesmo tendo falhado a Liga dos Campeões e a Taça da Inglaterra, Mourinho juntou ao triunfo na Liga inglesa uma vitória também saborosa na Taça da Liga, um sucesso duplo que os seus detractores não podem contestar e a que não foram capazes de aceder.

Ainda que por vezes possamos discordar de algumas tomadas de posição assumidas pelo melhor treinador português do centenário, a verdade é que as suas vitórias falam por si. E porque possui muita e reconhecida qualidade, o futuro reserva-lhe certamente mais uma mão cheia de conquistas.