Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Viva a festa

17 out, 2014 • Ribeiro Cristóvão

Com a Taça é possível viver momentos inesquecíveis que só a Taça pode proporcionar. Mais do que em qualquer outra competição, a vitória não é antecipadamente atribuída.

A Taça de Portugal está aí de novo, e com ela a festa que atravessa todo o país e se reflete em cada adepto que demanda os muitos estádios em que vão realizar-se jogos diferentes de todos os outros.
Não há pontos a disputar, todos são iguais à partida, mais do que em qualquer outra competição a vitória não é antecipadamente atribuída.

Com a Taça é possível viver momentos inesquecíveis que só a Taça pode proporcionar.
Por exemplo, a cidade da Covilhã onde em tempos idos moraram equipas que deram brado em todo o país, está em verdadeiro alvoroço desde o dia em que tomou conhecimento de que ali iria jogar o Benfica.

Uma visita do actual campeão à Beira Baixa, região vítima da litoralização que também chegou ao futebol, vai ficar para a história de pessoas a cujas portas apenas passa, uma vez por ano, a Volta a Portugal em Bicicleta.

Esta é somente uma pequena parte da história que vai continuar a escrever-se numa jornada onde poderá não haver surpresas, mas à qual não faltará seguramente muita emoção.

E há o ponto alto da jornada, no estádio do Dragão, onde dois grandes prematuramente se encontram. Porto e Sporting estão em condições de nos proporcionar uma verdadeira jornada de Taça, têm protagonistas capazes de alcançar alto nível num espectáculo que se deseja não extravase para além de um simples desafio de futebol.

Do Norte não têm chegado ecos em resposta a alguns evitáveis excessos do líder leonino.
Mais um motivo para se aguardar esta “final antecipada” com a serenidade que os seus intérpretes vão ser capazes (e têm a obrigação) de protagonizar.