Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Sorteio?

07 jul, 2014

Benfica, FCPorto e Sporting constituíram a excepção num grupo que integra mais quinze clubes, todos supostamente candidatos a alcançar os mesmos objectivos.

Participar num sorteio deveria significar condições iguais para todos quantos no mesmo tomam parte. Só que, no futebol tem sido diferente ao longo dos anos, e assim voltou a acontecer ontem no arranque das competições profissionais.

Benfica, FCPorto e Sporting constituíram a excepção num grupo que integra mais quinze clubes, todos supostamente candidatos a alcançar os mesmos objectivos. Repetiu-se no entanto a velha história, ou seja, partem todos em condições de igualdade, só que há alguns que são mais iguais do que outros.

Aos três grandes foram removidos alguns obstáculos, explicados na altura de forma transparente, mas que nem por isso podem ser aceites em pé de igualdade. Um exemplo: não pode haver jogos entre Benfica, Sporting e Porto nas primeiras duas jornadas. O mesmo já não se passa com outros clubes, como acontece, por exemplo, com o Paços de Ferreira, que se desloca ao estádio da Luz na ronda inicial, para logo a seguir receber na Mata Real o Futebol Clube do Porto.

Este é apenas um exemplo entre vários outros que poderiam ser aqui apontados e sempre envolvendo clubes considerados pequenos, tais como o Arouca, Nacional, Académica e Gil Vicente.

Outro aspecto que ressalta do calendário para a temporada que se inicia no próximo mês de Agosto, tem a ver com as diversas interrupções que voltarão a marcar o próximo campeonato. São cinco ao todo, a primeira das quais logo após a terceira jornada e com a duração de quinze dias, sendo as duas mais longas superiores a vinte dias.

Mesmo atendendo a que vamos ter jogos da selecção na fase de apuramento para o Europeu de 2016, talvez fosse recomendável não haver tantas e tão dilatas paragens para assim se manter um ritmo competitivo mais recomendável.

De destacar ainda, na cerimónia de ontem levada a efeito pela Liga de Clubes, a entrega de diversos prémios individuais e colectivos. E, de todos estes, o Prémio Fair Play atribuído ao Estoril Praia. Para um clube que nos trouxe tantos bons exemplos no passado recente, esta distinção honra sobremaneira a colectividade da Costa do Estoril.

Há exemplos que deviam frutificar. E este é um deles.