Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Soaram as trombetas

09 mai, 2014 • Ribeiro Cristóvão

A igualdade de género acaba de registar uma das suas mais retumbantes vitórias.

O que antigamente constituía quase um escândalo, está a tornar-se há algum tempo um acontecimento banal. Daí que a aproximação das mulheres ao futebol tenha se esteja a revestir da maior naturalidade, e a dar-se das mais diversas maneiras.

Timidamente embora, as mulheres começaram por acorrer aos estádios onde, de forma discreta, aplaudiam os clubes da sua preferência, aventuraram-se na prática do jogo, projectaram-se na área do jornalismo, onde algumas se tornaram figuras de proa, ligaram-se ao dirigismo e a diversas áreas do preparo físico, integraram-se em equipas técnicas e de arbitragem e, sem favor, saltaram exemplos que justificam especial atenção.

Chega-nos agora a notícia da contratação da portuguesa Helena Costa como treinador do Clérmont Foot, clube da segunda divisão francesa, no qual irá assumir funções a partir da próxima temporada, sendo esta a primeira vez que uma mulher vai orientar uma equipa integrada em campeonatos profissionais.

Os jogadores franceses que fazem parte do plantel do Clérmont foram os primeiros a reagir, mostrando-se excitados pela inesperada novidade.

Mas logo se seguiram palavras de aplauso e de apoio do Presidente da Fifa, do primeiro responsável da Uefa, de vários treinadores, entre os quais Arsène Wenger, do Secretário do Estado do Desporto, Emídio Guerreiro, sendo também relevante a atenção que o facto mereceu a uma boa parte da imprensa internacional, com o New York Times em primeiro plano.

Helena Costa não é uma desconhecida no mundo do futebol, tendo passado pelas escolas de formação do Benfica, e pelo comando de diversas equipas femininas entre as quais as das selecções do Irão e do Qatar.

Ainda que a conceituada agência France Press lhe tenha chamado o “Mourinho de saias”, há dados que apontam para a forte possibilidade de Helena Costa vir a ter sucesso à frente da equipa que a partir de Julho vai ficar sob a sua responsabilidade, na concretização de um sonho com o qual convivia há bastante tempo.

O futebol vive um tempo histórico com esta entrada da treinadora portuguesa no futebol profissional francês. Soaram as trombetas: a igualdade de género acaba de registar uma das suas mais retumbantes vitórias.