Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Ocultar a verdade

26 fev, 2013

É urgente que o Governo perceba que ocultar a verdade mina a pouca confiança de que ainda goza. Estamos a voltar aos últimos anos da governação de Sócrates.

Na sexta-feira publiquei aqui um texto com o título “Viragem de rumo”. Isto, porque a política económica e financeira do Governo mudou. O ministro das Finanças procurou dizê-lo da forma mais disfarçada possível, mas mudou. Agora pedimos mais tempo para atingir as metas do défice orçamental e a prioridade passou a ser o investimento.

Mas o Governo não explicou as razões da mudança, excepto invocando a deterioração da conjuntura económica externa e sobretudo europeia. Mas este motivo, que é real, não explica tudo.

Por exemplo, qual a causa que levou o Governo a enganar-se, por larga margem, nas previsões da receita fiscal em 2011 e 2012? E porque terão os governantes ficado surpreendidos com a forte subida do desemprego?

O ministro da Economia, falando do desemprego, disse ser preciso reconhecer os erros com humildade. Como se explica, então, que Passos Coelho afirme manter o rumo, quando acaba de o mudar? É urgente que o Governo perceba que ocultar a verdade mina a pouca confiança de que ainda goza. Estamos a voltar aos últimos anos da governação de Sócrates.