Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Discussões inúteis

05 dez, 2012 • Francisco Sarsfield Cabral

Factos são factos. Não vale a pena discutir. Mais vale falar daquilo que é realmente decisivo para o futuro do país.

Discussões inúteis
É excessivo o tempo que nós, portugueses, gastamos a discutir coisas que não deveriam merecer discussão. Por exemplo, meros factos: o défice orçamental foi de x ou de y? Já se avançou aí alguma coisa, mas ainda se debatem meros dados que conviria não serem controversos: factos são factos.

Depois, o Governo comunica mal, dando azo a interpretações diferentes. Nos últimos tempos, as televisões e as rádios transmitiram horas de debate a temas que haviam deixado dúvidas, assim como sobre eles se multiplicaram os comentários na imprensa e na blogosfera.

Temas como o futuro da RTP ou a hipótese de haver propinas no ensino secundário ou, ainda, a extensão a Portugal dos benefícios concedidos pela UE e pelo FMI à Grécia.

Em contrapartida, quase não se fala naquilo que é realmente decisivo para o futuro do país. Por exemplo, o envelhecimento da população e termos o segundo número mais baixo do mundo de nascimentos por mulheres em idade fértil.

À comunicação social também cabem aqui responsabilidades. Há que preencher espaços e tempos e é fácil inventar problemas.