Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Mais quatro anos difíceis

07 nov, 2012 • Francisco Sarsfield Cabral

Talvez a primeira experiência como executivo tenha ensinado alguma coisa a Obama. Mas o sucesso do segundo mandato muito vai depender da atitude do Partido Republicano.

Mais quatro anos difíceis
Obama evitou a humilhação de não ser reeleito. Mas as expectativas quanto ao seu segundo mandato são bem mais baixas do que as de há quatro anos.

Já se viu que Obama é um grande orador, mas um fraco executivo. Talvez a experiência algo frustrante do primeiro mandato – a sua primeira experiência como executivo – lhe tenha ensinado alguma coisa.

Com o Congresso praticamente idêntico ao dos últimos dois anos, muito vai depender da atitude do Partido Republicano. Se mantiver a sua total recusa a entendimentos com o Partido Democrático, o sistema político federal americano continuará bloqueado. O que impedirá acordos indispensáveis para reduzir o défice orçamental, porventura o mais sério problema que Obama tem pela frente.

No seu discurso de aceitação da derrota, Mitt Romney fez um apelo sensato ao regresso aos consensos partidários. Mas Romney, um moderado, é mal visto pela ala radical dos Republicanos, que provavelmente o responsabilizará por Obama se manter na Casa Branca.

E o teor negativo da campanha eleitoral não ajuda. Obama terá um segundo mandato extremamente difícil.