Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Alerta no PS francês

05 nov, 2012

Hollande gerou muitas expectativas – e não só em França - mas as coisas não lhe estão a correr bem.

Alerta no PS francês
Há trinta anos que um Presidente de França não tinha uma popularidade tão baixa seis meses depois da sua eleição. Hollande gerou muitas expectativas – e não só em França - mas as coisas não lhe estão a correr bem. Acresce que o primeiro-ministro, Jean-Marc Ayrault, também está em baixa nas sondagens. Soou o alerta para os socialistas franceses.

O desemprego em França ultrapassou em Agosto os três milhões e continua subir. Muitas fábricas fecharam e outras ameaçam fechar. Na lista do World Economic Forum a competitividade da economia francesa baixou do 15º lugar há dois anos para o 21º agora.

O poder de compra das pessoas diminuiu, por causa da austeridade orçamental. Uma sondagem revela que 70% dos franceses prevê que as coisas irão piorar daqui para a frente.

Na frente europeia, Hollande tem-se oposto a algumas posições da chanceler Merkel (ao contrário de Sarkozy), mas pouco ou nada conseguiu quanto ao relançamento económico.

A decepção dos franceses, e de outros que apostaram em Hollande (como A. J. Seguro), é uma lição a reter por quem gosta de vender ilusões.