Francisco Sarsfield Cabral

Um político nefasto

29 out, 2012

O ex-primeiro ministro da Itália foi condenado a prisão por fuga aos impostos. É a quarta vez que Berlusconi apanha uma sentença de condenação, mas nunca foi para a cadeia.

Um político nefasto
Aliás, a presente condenação seria de quatro anos de prisão, e não de apenas um, se não fosse uma lei que Berlusconi, quando primeiro-ministro, fez aprovar.

Esse é um dos dramas da Itália. Dez anos primeiro-ministro (somando três mandatos), Berlusconi pareceu sempre mais empenhado em combater o aparelho judicial e em livrar-se de processos do que em governar e fazer reformas.

Em boa parte por pressão externa – de Merkel, nomeadamente – Berlusconi foi afastado do Governo de Roma. Substituiu-o um respeitado professor de economia e antigo comissário europeu, Mário Monti. A credibilidade da Itália subiu em flecha com Monti, que não é um político e cujo Governo sobrevive graças ao apoio de vários partidos, entre os quais o de Berlusconi.

Pois agora, depois da sentença que o condenou, Berlusconi ameaça deixar de apoiar Monti no Parlamento. É mais uma facada deste personagem no seu país.