Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

O preço da inércia

01 ago, 2012 • Francisco Sarsfield Cabral

O mercado de arrendamento quase desapareceu depois do 25 de Abril. Generalizou-se a compra de casa e muitas famílias estão hoje perigosamente endividadas.

O preço da inércia
Salazar congelou as rendas em Lisboa e Porto. Depois do 25 de Abril, o congelamento foi estendido a todo o país. Mas no tempo de Salazar, a inflação era muito baixa, enquanto depois de 1974 subiu para perto de 30% ao ano.

Assim, os valores reais das rendas foram baixando e muitos senhorios deixaram de ter dinheiro para obras.

Quando, vinte anos depois, se permitiu uma actualização anual das rendas, o valor de base era baixíssimo. E nenhum governo anterior ao actual teve a coragem política de mudar a situação. Os resultados desta inércia foram catastróficos.

O mercado de arrendamento quase desapareceu. Com a queda das taxas de juro, generalizou-se a compra de casa. Por isso, muitas famílias estão hoje perigosamente endividadas.

Os prédios alugados foram-se degradando e alguns têm caído. Os centros das cidades ficaram sem habitantes, ao passo que nas periferias proliferaram as urbanizações, por vezes selvagens.

Os custos de transporte e os engarrafamentos aumentaram, tornando a vida de muita gente um inferno. Veremos se a nova lei das rendas consegue mudar alguma coisa.