Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Conhecer a realidade

10 jul, 2015

A publicação do estudo “Três décadas de Portugal Europeu” é um importante contributo para conhecer melhor a evolução e as perspectivas da economia portuguesa.

Duas pessoas sérias e racionais podem divergir em muita coisa. Mesmo em áreas ditas científicas. O “pensamento único” é uma aberração. E, como os jornalistas bem sabem, não é neutra a mera escolha dos factos que se noticiam - implica sempre uma decisão valorativa.

Dito isto, é patente que inúmeras discussões em Portugal poderiam ser eliminadas ou restringidas no seu âmbito se houvesse um maior conhecimento da realidade.

A publicação do estudo “Três décadas de Portugal Europeu”, encomendado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) ao Prof. Augusto Mateus, é um importante contributo para conhecer melhor a evolução e as perspectivas da economia portuguesa no quadro da UE. Num campo onde as nossas universidades têm falhado, a FFMS prossegue, assim, o seu trabalho de esclarecimento dos portugueses – de que a Pordata é o exemplo mais notável, mas não o único.

A. Mateus, que foi ministro da Economia de A. Guterres, confirma aqui o seu vasto conhecimento das realidades económicas de Portugal e da Europa, e a sua capacidade para não ser tolhido por preconceitos ideológicos.