Emissão Renascença | Ouvir Online

Luís Cabral

Encarnação

25 mar, 2014

Esta terça-feira comemoramos o momento mais importante na história da humanidade. Não é feriado nacional nem encontramos nenhuma manifestação especial. Também há cerca de dois mil anos praticamente ninguém reparou no que tinha acontecido.

Anualmente, realizam-se na Austrália uns festivais muito especiais. Não se trata de música nem de outra forma de arte; trata-se dos chamados "festivais de ideias perigosas": uma oportunidade para diversos lideres intelectuais apresentarem e debaterem as suas ideias e os seus ideais.

No final do último festival em Melbourne foi posta a pergunta aos membros do painel: qual a "ideia" que tem mais potencial para melhorar a humanidade? Dan Savage, o conhecido autor "gay", defendeu que o que a humanidade mais precisa é de controlar a população.

Peter Hitchens, o jornalista inglês irmão de Christopher Hitchens, respondeu de seguida. "A ideia mais importante na história humana", disse ele, "continua a ser a crença de que Jesus Cristo era o Filho de Deus e ressuscitou dos mortos".

Justamente esta terça-feira comemoramos o momento mais importante na história da humanidade. Não é feriado nacional nem encontramos nenhuma manifestação especial. Também há cerca de dois mil anos praticamente ninguém reparou no que tinha acontecido.