Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Gelo nas relações EUA-Rússia

12 ago, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

Não é o regresso da guerra fria, mas estamos longe da desejável cooperação. Putin gosta de mostrar uma atitude hostil ao Ocidente e impediu o derrube de Assad na Síria. Obama conseguiu um acordo para a redução de armas nucleares. Mas pouco mais.

Na sequência do asilo temporário concedido pela Rússia a Edward Snowden (o homem que revelou o programa de escutas e intercepção de comunicações dos serviços secretos americanos), Obama cancelou o encontro com Putin previsto para o início de Setembro em Moscovo.

No entanto, os dois vão encontrar-se em 5 e 6 de Setembro, na cimeira do G-20 em São Petersburgo.

As relações entre a Rússia e os Estados Unidos têm-se deteriorado nos últimos anos. Putin acentuou o carácter autoritário e por vezes despótico do seu exercício do poder. E apostou compensar o povo russo da tremenda humilhação que foi o seu país ter perdido o estatuto de super potência.

Por isso, Putin gosta de exibir uma atitude hostil ao Ocidente, em particular frente aos EUA.

Na Síria, Putin impediu o derrube de Assad, apesar dos massacres que este tem cometido. A Rússia ainda possui um apreciável arsenal nuclear.

No controlo e redução das armas nucleares, Obama conseguiu um acordo com Moscovo no início do seu primeiro mandato, mas pouco mais. Não é o regresso da guerra fria, mas estamos longe da desejável cooperação.