Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

À espera de um milagre

31 jul, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

John Kerry tenta melhorar a imagem de Barack Obama no Médio Oriente com a retoma das negociações entre israelitas e palestinianos. Não é de esperar grande coisa das conversações, mas, às vezes, há milagres.

Decorrem, em Washington, conversações de paz entre israelitas e palestinianos, sob a égide do Secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry. O processo de paz estava parado há três anos e duvida-se se vai ser, de facto, relançado.

Os EUA alhearam-se do conflito israelo-árabe na Presidência de Obama. Aliás, este condenou a expansão dos colonatos israelitas em território palestiniano no célebre discurso no Egipto, em 2009 – mas os EUA vetaram uma resolução do Conselho de Segurança da ONU condenando essa expansão, que não parou.

Kerry tenta mudar a má imagem de Obama no Médio Oriente. Embora não sejam de esperar grandes resultados destas conversações, é sempre positivo que o diálogo entre as duas partes seja retomado.

O conflito israelo-palestiniano dura há décadas. Agora, Mahmoud Abbas está menos pressionado pelos radicais do Hamas, afectados pela crise da Irmandade Muçulmana no Egipto. E Benjamin Netanyahu quer aliviar a pressão externa para negociar, embora ele não acredite na paz com os palestinianos.

Mas, às vezes, há milagres – aconteceu com o fim do apartheid na África do Sul.