Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

A incapacidade de unir

04 jul, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

O tristíssimo espectáculo dado pelos políticos nacionais esta semana, em particular os da extinta coligação governamental, mostra quanto o interesse nacional é subalternizado às tácticas partidárias e pessoais. Isto tem um preço.

Parece uma marca genética. Em liberdade, somos incapazes de nos unir face às crises.

Depois da vitória das forças liberais sobre as absolutistas, em 1834, as guerras – políticas e militares – entre as várias facções liberais duraram quase duas décadas. E uma vez proclamada a República, em 1910, seguiram-se 16 anos de constantes, e por vezes sangrentas, revoltas. Daí a popularidade da ditadura que se seguiu.

Em 1983, perante a ruptura da balança externa e a necessidade de vir cá o FMI impor ordem nas contas (condição para nos emprestarem dinheiro), o PS e o PSD uniram-se. Mas foi a excepção à regra.

O tristíssimo espectáculo dado pelos políticos nacionais esta semana, em particular os da extinta coligação governamental, mostra quanto o interesse nacional é subalternizado às tácticas partidárias e pessoais. Ainda por cima, o descalabro acontece quando o Presidente da República tem o seu prestígio, logo a sua força política, em baixa.

Isto tem um preço – mais sacrifícios, mais austeridade – que será pago por todos nós. É injusto, mas infelizmente é assim.