Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Combate à fuga aos impostos

17 mai, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

Estados-membros da União Europeia perderão cerca de um milhão de milhões de euros com a fuga aos impostos, todos os anos. Próxima cimeira europeia quer mais troca de informação e maior controlo sobre  paraísos fiscais e as sociedades “off-shore”. Vamos ficar na retórica?

Aflitos com os défices orçamentais e as insuficientes receitas dos impostos, os governos europeus resolveram atacar a evasão fiscal. Algo em que os Estados Unidos estão empenhados desde há muito.

Calcula o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, que os Estados-membros da União Europeia perdem anualmente à volta de um milhão de milhões de euros com a fuga aos impostos.

Na cimeira luso-espanhola de segunda-feira, foi prometido reforçar a cooperação entre os dois países peninsulares no combate à evasão fiscal. Aliás, este será um dos temas do Conselho Europeu da próxima semana.

Durão Barroso propôs a troca automática de informações entre os países da UE sobre todas as formas de rendimento. Mas não se chegará aí. O Conselho também tentará um maior controlo sobre os paraísos fiscais e as sociedades “off-shore”, cujos reais proprietários estão muitas vezes escondidos.

Veremos se a União Europeia consegue ir além da retórica e reduzir a injustiça que é o facto de os mais ricos, que têm meios para recorrer aos paraísos fiscais, levarem os outros, menos ricos, a pagarem impostos por si e por eles.


P. S. Esta coluna não se publica na próxima semana.