Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

O aviso italiano

22 abr, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

Passados dois meses das eleições, não há entendimento quanto a um novo Governo e a economia italiana perde competitividade. Itália está ingovernável e, aos 87 anos, Napolitano é reeleito Presidente.

O Presidente da República de Itália é eleito pelos membros das duas câmaras do Parlamento, mais cerca de 60 delegados regionais. Depois de cinco votações falhadas, à sexta vez foi reeleito o actual Presidente, Napolitano, algo inédito em Itália. E Napolitano tem 87 anos, iniciando um novo mandato de sete anos, algo inédito em Itália.

Num país sem novo Governo à vista dois meses depois das últimas eleições, o grande derrotado foi Bersani, líder do Partido Democrático, de centro-esquerda. Como vários deputados do seu partido não seguiram as suas indicações de voto na eleição presidencial, Bersani demitiu-se.

O seu partido ameaça desagregar-se. A esquerda moderada italiana esteve 12 anos na oposição a Berlusconi, nunca o tendo vencido, o que diz muito sobre a sua ineficácia política.

Tal como em Portugal, a economia italiana perdeu competitividade, desde que, no euro, não pode desvalorizar a moeda. É urgente continuar as reformas que Monti iniciou até Berlusconi lhe retirar o tapete.

Mas a Itália está ingovernável. É um aviso para os que, por cá, anseiam por eleições antecipadas.