Emissão Renascença | Ouvir Online

Ucrânia

“Acto de agressão da Rússia”

12 abr, 2014

Grupo pró-russo terá avançado em algumas cidades ucranianas. Forças militares de Kiev preparam resposta.

“Acto de agressão da Rússia”

O Ministério do Interior ucraniano considera que a Rússia está a praticar um acto de agressão contra o país e garante que já há unidades a “responder a ataques”. Segundo a mesma fonte, há homens armados a caminho do quartel da polícia de Kramatorsk, que terá sido tomado por forças pró-russas.

Um grupo armado pró-russo montou barricadas nas estradas de acesso à cidade de Slaviansk, no leste da Ucrânia. A informação é confirmada à Reuters por testemunhas que adiantam que pelo menos uma bandeira russa foi hasteada. Noutro local está uma bandeira dos separatistas.

Já em Donetsk demitiu-se o chefe da polícia local, como era exigido pelos manifestantes pró-russos. No quartel, a bandeira ucraniana foi substituída pela bandeira dos separatistas.

“De acordo com as vossas exigências, demito-me”, disse Kostyantyn Pozhydayev aos manifestantes.

Entretanto, o presidente interino da Ucrânia, Oleksander Turchinov, já convocou uma reunião de emergência do Conselho Nacional de Segurança.

A situação entre a Rússia e a Ucrânia deteriorou-se desde o momento em que o presidente Yanukovich foi deposto após protestos e a Crimeia, uma região ucraniana ocupada maioritariamente por russos, voltou a ser anexada por Moscovo.