Emissão Renascença | Ouvir Online

Pistorius discutia com Reeva quando disparou, diz procurador

11 abr, 2014

O atleta olímpico, acusado de assassinar a namorada, foi esta semana interrogado em tribunal pela primeira vez.

O atleta sul-africano, Oscar Pistorius, foi acusado esta sexta-feira pelo procurador Gerrie Nel de ter disparado sobre a namorada, Reeva Steenkamp, através da porta da casa de banho da sua casa, enquanto o casal discutia nas primeiras horas de 14 de Fevereiro de 2013.

A acusação foi feita esta sexta-feira, durante julgamento do atleta paralímpico, que decorre no tribunal de Pretória, na África do Sul.

A versão do procurador é negada por Pistorius. O atleta alega que gritou para o que ele pensava ser um intruso e também com Reeva para ela chamar a polícia. Nel ripostou afirmando que, se fosse esse o caso, ela não se teria levantado contra a porta, mas, sim, recuado.

Já na quinta-feira o procurador Gerrie Nel chocou os presentes no tribunal ao dizer que o atleta sul-africano "rebentou a cabeça de Reeva Steenkamp como se fosse uma melancia."

Depois da projecção de um vídeo que mostrava Pistorius a treinar num campo de tiro, fazendo rebentar uma melancia, Nel acusou o atleta de ter cometido um crime premeditado e de ter violado a lei do porte de armas.

O sul-africano é acusado de ter planeado a morte da sua companheira, a 14 de Fevereiro de 2013. Pistorius declarou-se inocente destas acusações, alegando ter confundido a namorada com um ladrão. O Ministério Público sul-africano continua a tentar provar que Pistorius tentou matar a namorada deliberadamente. A acusação alega que o atleta sul-africano colocou as próteses, andou sete metros até à casa de banho e aí abriu fogo contra a modelo, atingindo-a com quatro tiros.