Emissão Renascença | Ouvir Online

Governo estará a ponderar definir preço de referência para gás de botija

23 abr, 2014

Diferença de preços entre Portugal e Espanha ultrapassa os 10 euros por botija.

O Governo admite estabelecer um preço de referência para o gás de botija. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo jornal “Correio da Manhã”, segundo o qual o executivo pretende acabar com a diferença de custos entre o interior e o litoral e aproximar os preços de Portugal aos de Espanha.

Um estudo da Direcção-Geral de Energia citado pelo jornal conclui que uma garrafa de 13 quilos custa, em média, 27 euros, enquanto em Espanha não vai além dos 16 euros.

O estudo mostra ainda que, nos últimos três meses, os preços do propano e do butano nos mercados internacionais caíram 25%, descida que não se reflectiu em Portugal.

Também a Associação de Defesa dos Consumidores Deco alerta para os desperdícios de gás de botija pagos pelos consumidores, que podem chegar aos 72 euros anuais, no consumo de uma garrafa por mês.
 
"Numa botija de gás butano, existem sempre cerca de 300 gramas de gás que são devolvidos à marca, mas se for usada num esquentador a quantidade de gás que não é queimado e volta para a marca ronda os 3 quilos", afirma a Deco.

Pelas contas da associação, o desperdício corresponde ao custo de quase três botijas de gás.