Emissão Renascença | Ouvir Online

Cavaco Silva

Jovens têm de ser positivos e mostrar vontade de vencer

10 abr, 2014

Chefe de Estado elogiou os 15 jovens que integram a comunidade portuguesa do "Global Shapers", entre eles estão empresários, empreendedoras sociais, cientistas, professores universitários e artistas.

Jovens têm de ser positivos e mostrar vontade de vencer
Foto: Mário Cruz/LUSA

O Presidente da República enalteceu o "espírito positivo e construtivo" dos jovens portugueses que integram a comunidade "Global Shapers", destacando as qualidades que revelam para serem os "líderes de amanhã".

"Encontro em vós valores que eu próprio me tenho empenhado em difundir em Portugal: desde logo o espírito positivo, o espírito construtivo, a visão global do mundo, não recear a concorrência, apostar na inovação, não recear o mundo global, vontade de vencer, determinação, energia e projectar essa imagem para a sociedade", afirmou Cavaco Silva, no final de um encontro no Palácio de Belém com os jovens que integram a comunidade portuguesa do "Global Shapers", que tem como missão proporcionar aos jovens uma plataforma global para "moldar positivamente o futuro".

Sublinhando a importância da difusão desse espírito construtivo e positivo, Cavaco Silva assinalou que os portugueses que integram a comunidade do "Global Shapers" são jovens em que se reconhece "uma forte capacidade de liderança".

"O que há nesta rede de original é a forma de afirmar a liderança, pelo serviço à comunidade, estamos perante jovens que foram seleccionados pelo seu mérito, pelas qualidades que relevaram para serem os líderes de amanhã.

Jovens que colocam essas suas qualidades e a sua experiência profissional ao serviço da comunidade e em particular ao serviço de outros jovens, ajudando outros jovens a acreditarem que podem fazer a diferença", referiu.

Entre os 15 jovens que integram a comunidade portuguesa do "Global Shapers" encontram-se empresários, empreendedoras sociais, cientistas, professores universitários e artistas.

Jovens que, segundo o Presidente da República, podem ajudar a incutir na juventude portuguesa "a crença de que podemos vencer" e contribuir para reforçar a auto-estima e a confiança em si próprios.

Cavaco Silva confidenciou ainda que gostou muito de ouvir os relatos dos "Global Shapers" portugueses sobre a forma como Portugal é reconhecido nos mais variados domínios como "um país de qualidade".

Após o encontro, que se prolongou por cerca de 45 minutos, o chefe de Estado confessou igualmente que ficou com uma confiança ainda maior nas novas gerações portuguesas, nomeadamente na forma como aqueles que serão "os líderes" vão encarar "os desafios que têm à sua frente com espírito construtivo e positivo".

Antes da intervenção de Cavaco Silva, Stephan Morais, um dos dois "Young Global Leaders" portugueses e que a convite do Fórum Económico Mundial fundou como curador o "Global Shapers Lisbon Hub", deixou um agradecimento ao chefe de Estado pelo incentivo que tem dado a esta comunidade, adiantando que o objectivo é aumentar o grupo "com mais pessoas com mérito e que queiram intervir na sociedade de forma positiva".