Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Segunda volta

06 nov, 2012 • Ribeiro Cristóvão

Arranca esta noite a segunda volta da fase de grupos das Eurocopas com as seis equipas portuguesas participantes em posições muito diferenciadas.

Segunda volta

Com o apuramento praticamente garantido está apenas o Futebol Clube do Porto, porque quanto aos demais, alguns já em situação desesperada, muito terão que fazer para corrigir os deslizes cometidos até aqui.

Para os dragões a tarefa não se apresenta rodeada de grandes complicações. Alavancados por nove pontos em três jogos, e com o apuramento para os oitavos-de-final praticamente assegurado, basta-lhes um empate para encarar como um passeio os dois desafios que restam. É verdade que o campeão português se debate com a ausência de alguns jogadores tidos como fundamentais, e que jogar na Ucrânia representa sempre uma dificuldade acrescida, mas certamente esses obstáculos serão removidos, e o regresso à Invicta acabará por se fazer por entre a maior tranquilidade.

Para quarta e quinta-feira estão reservadas maiores dificuldades. Benfica, com um só ponto conquistado, e Sporting de Braga com melhores proventos é certo, mas com o inconveniente de ter de defrontar o sempre poderoso Manchester United, vêm as suas carreiras na Champions em risco. Menos difícil poderá no entanto tornar-se o percurso dos lisboetas, que disputam na Luz dois jogos consecutivos.

Na Liga Europa, restam poucas esperanças às equipas portuguesas. Sporting e Académica com um só ponto conseguido até aqui, e Marítimo com dois, jogam cartadas decisivas daqui por dois dias.

A deslocação dos madeirenses a Bordéus pode significar o fim do sonho de poder ir longe na competição, enquanto leões e estudantes, mesmo jogando nos seus estádios, correm também o risco de verem prematuramente terminadas as suas participações.

Com a noção de que à Académica restam escassas possibilidades, espera-se que o Sporting tenha capacidade para inverter a tendência que vem marcando o seu desastrado percurso a todos os níveis. Jogar em Alvalade representa uma vantagem de que os leões não podem abrir mão, sob pena de correrem os taipais à volta de uma temporada que ainda há pouco tempo começou.