Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

As eleições britânicas e a Escócia

07 mai, 2015 • Francisco Sarsfield Cabral

Os nacionalistas da Escócia estão hoje mais fortes e podem ganhar a maioria dos lugares que a Escócia tem no parlamento de Westminster. Não é só a permanência na União Europeia que está em causa nestas eleições.

O Partido Nacionalista Escocês (PNE) poderá ter um papel decisivo nas eleições de hoje no Reino Unido. Em Setembro esse partido perdeu o referendo na Escócia: a maioria não votou pela independência, mas pela continuidade da União com a Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte.

Surpreendentemente, os nacionalistas da Escócia estão hoje mais fortes. Sob a nova liderança de uma mulher, Nicola Sturgeon, o partido talvez ganhe 50 ou mais dos 59 lugares que a Escócia tem no parlamento de Westminster. Os conservadores perderiam o seu único deputado na Escócia e, sobretudo, o Partido Trabalhista, depois de ali obter maiorias eleitorais consecutivas, perderia dezenas de lugares.

Tal impediria Ed Milliband de conseguir uma maioria absoluta. E ele já prometeu não se entender com os nacionalistas escoceses. Manterá a promessa? Por outro lado, um grande resultado do PNE, hoje, levantará de novo o problema da independência da Escócia.

Em suma, as eleições desta quinta-feira são importantes para a permanência britânica na UE e para a manutenção do Reino Unido.