Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Putin e as Falkland (Malvinas)

30 mar, 2015 • Francisco Sarsfield Cabral

A Rússia vai enviar 12 bombardeiros para a Argentina, em troca de carne e trigo. A Grã-Bretanha reforçou os seus meios militares nas Falkland, onde foi descoberto petróleo.

Nas últimas semanas falou-se pouco de Putin. Mas ele esteve de alguma forma presente nas eleições locais em França, pois Marine Le Pen defende-o, bem como às suas políticas.

Amor com amor se paga: Le Pen teve financiamentos de um banco russo próximo de Putin. Também foi noticiada a ameaça do Kremlin à Dinamarca, caso este país aceite mísseis da NATO.

Mais interessante, mas menos noticiado, foi o apoio às pretensões argentinas quanto às ilhas Falkland (Malvinas). Moscovo diz que Londres não é coerente, por manter a soberania naquelas ilhas enquanto a maioria dos seus habitantes assim o desejar, mas repudiar o referendo na Crimeia como factor de legitimidade para a anexação pela Rússia daquele território. Só que o referendo na Crimeia foi realizado sob armas russas.

A Rússia vai enviar para a Argentina doze bombardeiros, em troca de carne e trigo argentinos. A Grã-Bretanha reforçou os seus meios militares nas Falkland, por causa das quais em 1982 venceu uma guerra contra a Argentina, reforçando a posição política de Margaret Thatcher.

Entretanto, foi descoberto petróleo nas Falkland...