Emissão Renascença | Ouvir Online

Especialistas condenados por não preverem sismo

22 out, 2012

Seis anos de prisão foi a pena aplicada pela justiça italiana. O polémico caso tem gerado a indignação da comunidade científica internacional.

Especialistas condenados por não preverem sismo

A justiça italiana condenou sete especialistas por não terem previsto o tremor de terra de 2009, na cidade de L'Aquila. O sismo de 6.3 graus na escala de Richter provocou a morte a 309 pessoas.

Foram condenados por homicídio múltiplo a uma pena de seis anos de cadeia. Os réus são seis geofísicos e um antigo membro do Governo, que na altura integravam uma comissão de previsão e prevenção de grandes catástrofes.

O tribunal decidiu agora que os especialistas tiveram, meses antes, registo de pequenos sismos, mas não previram o que veio a acontecer em Abril de 2009

Segundo a imprensa italiana, a sentença diz que forneceram informação incompleta e contraditória, transmitiram um falso sentimento de segurança e, como tal, as pessoas foram apanhadas desprevenidas pelo sismo.

Esta é uma decisão polémica num caso polémico que tem gerado a indignação da comunidade científica internacional, que insiste não ser possível prever terramotos.