Emissão Renascença | Ouvir Online

Cavaco Silva

“Intriga e jogadas políticas não acrescentam um cêntimo à economia”

27 mar, 2013 • Filomena Barros

Presidente da República prevê que os sacrifícios devem prolongar-se pelo menos até 2016, mas lembra a necessidade de se criarem janelas de oportunidade, sobretudo, para quem não tem emprego.

“Intriga e jogadas políticas não acrescentam um cêntimo à economia”
Cavaco Silva considera que a intriga e as jogadas políticas não acrescentam um cêntimo à economia nacional. Durante uma visita a uma empresa de transformação e comercialização de peixe, o governante alertou para o facto deste tipo de comportamentos não criar emprego.

“A retórica inflamada, sem conteúdo, as intrigas e as jogadas político-partidárias não acrescentam um cêntimo à produção nacional e não criam um único emprego”, criticou.

Este foi o recado deixado pelo Presidente no final da visita à empresa Gelpeixe, onde afirmou que o Governo tem de ter em conta que as exigências vão continuar pelo menos até 2016. A pensar nisso, defendeu a necessidade de se criarem janelas de oportunidade, sobretudo, para quem não tem emprego, devendo-se apostar na iniciativa privada, no aumento das exportações e nos novos mercados.

A Gelpeixe é uma das seis que Cavaco visitou nas últimas semanas. Para dar prova disso, o Presidente da República quer dar a conhecer a importância da economia do mar e deste subsector que é a transformação dos congelados.

A Gelpeixe é uma empresa familiar, criada há 36 anos, com 150 trabalhadores. No ano passado, teve vendas de 53 milhões de euros e exportou quatro milhões.